quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

4º LINGUAGEM DO AMOR "ATOS DE SERVIÇO"

Atos de serviços podem ser as mais variadas possíveis, como preparar uma boa refeição, por uma mesa bem arrumada, lavar a louça, passar o aspirador, arrumar a cômoda, limpar o pente, tirar os cabelos da pia, remover as manchinhas brancas do espelho(aquelas causadas por creme dental), retirar os insetos mortos do vidro do carro, levar o lixo para fora, trocar fralda do bebê, pintar o quarto, tirar o pó da estante, fazer a manutenção do carro, cortar a grama, limpar o mato do jardim, retirar as folhas mortas, tirar o pó das persianas, levar o cachorro para passear, alimentar o gato, trocar a àgua do aquário- todos ATOS DE SERVIÇO. Para que sejam realizados, é necessário pensar, planejar e executar(gasto de força e energia). Se cumprimos com espírio certo e positivo, são incontestáveis expressões de amor.
Jesus Cristo deu um exemplo simples, porém profundo, ao expressar amor por meio de um ato de serviço quando lavou os pés dos discípulos. Numa cultura em que as pessoas uasm sandálias e caminhavam por estradas poeirentas, era costume dos servos da casa lavar oss pés dos convidados que chegassem. Depois daquela simples expressão de amor, o Filho de Deus encorajou os discípulos a seguir seu exemplo.
Jesus dissera que, em seu Reino, os que desejavam ser grandes deveriam servir aos outros. O apóstolo Paulo resumiu essa filosofia ao dizer" Sedes, antes, servos uns dos outros, pelo amor.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

3º LINGUAGEM DO AMOR"PRESENTES"


Um presente é algo que você pode segurar nas mãos e dizer: Ele pensou em mim! ou Ela pensou em mim.
Antes de comprarmos um presente para alguém, pensamos naquela pessoa. O objetivo em si é um símbolo desse pensamento. Não impota se foi caro ou não, o importante é que ele seja a prova do desejo. Não é somente a intenção mental que conta, mas o pensamento concretizado pelo presente que se torna uma expressão de amor.
Muitas mães contam que seua filhos lhes deram presentes flores colhidas no quintal de casa. Elas se sentem amadas, mesmo que o presente seja uma simples flor do jardim delas, que não de ver arrancada. Desde muito pequenas as crianças sentem-se inclinadas a presentear os pais, o que uma boa indicação de que dar presentes é fundamental para o amor.
O presente é um símbolo visual do amor. Na maioria das cerimonias de casamento os noivos dão e recebem as alianças. A pessoa que realiza a cerimonia diz: "Estas alianças são sinal visível dos elos espirituais que unem estes dois corações em um amor que nunca terminará". Isso não é simplesmente retórica. É a expressão de uma significativa verdade. Os símbolos possuem valores emocionais. Creio que isso pode ser bem exemplificado quando, perto do desmoronamento de uma casamento, marido e mulher deixam de usar as alianças. Esse é um sinal muito nítido do que o casamento está com serios problemas.
Os presentes podem ser comprados, achados ou elaborados. O marido que pára na estrada e apunha uma flor selvagem para a esposa, achou ali uma singela expressão de amor, a menos que ela seja alérgica a flores do campo! Para o esposo que pode pagar, há muitos cartões bonitos e tocantes e não são tão caro assim! Para aqueles que não podem comprá-los, podem fazê-los, sem pagar nada. Pegue uma folha de papel, uma tesoura, recorte em forma de coração e no emio escreva: "Eu amo você!"